Léo Ortiz, Rossi, Léo Pereira, Erick Pulgar, Luiz Araújo: os jogadores do Flamengo com mais minutos jogados em 2025

Léo Ortiz, jogador do Flamengo (Foto Reprodução/Instagram)

O técnico Filipe Luís adota uma gestão baseada no rodízio do elenco flamenguista, entretanto, dois atletas específicos escapam frequentemente desta rotação. Os zagueiros Léo Pereira e Ortiz mantêm uma presença constante entre os titulares, acumulando sequência notável de partidas.

A recente vitória contra o Grêmio, no último domingo, representou o 11º jogo consecutivo em que a dupla iniciou jogando. Este fato indica a consistência defensiva que Filipe Luís busca manter, mesmo com a política de alternância de jogadores. Assim, junto ao goleiro Rossi, eles consolidam um trio com menor variação na escalação.

Ortiz e Léo Pereira estão no topo da minutagem

Ortiz destaca-se no plantel rubro-negro quando o assunto é tempo em campo. O defensor já participou de 15 jogos nesta temporada, começando como titular em 14 deles, o que resulta em expressivos 1.386 minutos jogados. Além disso, sua performance o levou a defender a seleção brasileira nos compromissos da Data Fifa de março.

Durante suas 14 partidas como titular pelo Flamengo, Ortiz permaneceu em campo durante os 90 minutos na vasta maioria das ocasiões. A única vez que Filipe Luís o substituiu ocorreu no confronto contra o Maricá, pelo Campeonato Carioca, quando ele deixou o gramado aos 31 minutos da segunda etapa.

Léo Pereira acompanha de perto seu parceiro de zaga em termos de minutos. Ele atuou em 14 jogos, todos desde o início, e soma 1.361 minutos na temporada atual. Filipe Luís só o retirou de campo em duas partidas, já nos acréscimos, contra Botafogo e Internacional. Sua minutagem é quase idêntica à do goleiro Rossi, que também jogou 14 vezes, acumulando 1.370 minutos.

Léo Pereira em ação pelo Flamengo (Foto: Reprodução/Instagram)

Gestão do elenco

O volante Erick Pulgar aparece logo após a dupla de zaga e o goleiro na lista de minutagem entre os jogadores de linha, registrando 1.304 minutos. Embora tenha participado de 15 jogos, Pulgar iniciou duas partidas no banco de reservas, como na última quarta-feira contra o Central Córdoba, quando entrou apenas no segundo tempo para controle de carga.

Por outro lado, o atacante Luiz Araújo lidera o número de partidas disputadas (16), mas com um tempo total em campo menor (838 minutos), pois foi titular em apenas sete ocasiões. Ele frequentemente entra no decorrer dos jogos, servindo como uma alternativa importante dentro da estratégia de rotação de Filipe Luís.

Rossi em ação pelo Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Tal abordagem segue o planejamento estabelecido durante o Campeonato Carioca, período em que o técnico rodou bastante o elenco visando preparar todo o grupo. Contudo, lesões e o desgaste da Data Fifa complicaram a manutenção dessa estratégia, exigindo maior atenção ao controle de carga dos atletas.

Devido a essa gestão e à alta sequência, Léo Pereira e Ortiz provavelmente ganharão um descanso em breve. A utilização intensa da dupla ocorreu, em grande parte, pela ausência de Danilo, que se recuperou de uma lesão na coxa direita após 50 dias. Com Danilo novamente à disposição desde o jogo contra o Grêmio, espera-se que ele ganhe minutos, permitindo, assim, que Filipe Luís poupe os zagueiros titulares.

Confira os detalhes abaixo::

  1. Léo Ortiz
    • 15 jogos (14 como titular)
    • 1.386 minutos
    • Participou também de jogos pela Seleção Brasileira durante a Data FIFA.
  2. Rossi (goleiro)
    • 14 jogos
    • 1.370 minutos
  3. Léo Pereira
    • 14 jogos (todos como titular)
    • 1.361 minutos
  4. Erick Pulgar
    • 15 jogos (13 como titular)
    • 1.304 minutos
  5. Luiz Araújo (apesar de ser o que mais jogou em quantidade)
    1. 16 jogos (apenas 7 como titular)
    2. 838 minutos

Próximo jogo do Flamengo

O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (16), quando recebe o Juventude no Maracanã, às 21h30. A partida é válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, competição que o clube carioca lidera atualmente com sete pontos somados.