Santos ganha desfalque para o jogo contra o Atlético-MG

Escudo do Santos (Foto: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos enfrentará desafios consideráveis nas próximas partidas do Campeonato Brasileiro devido à ausência confirmada do meia-atacante Yeferson Soteldo. O jogador venezuelano sofreu uma lesão na coxa esquerda durante a derrota para o Fluminense, no último domingo (13), e ficará fora de ação por tempo indeterminado.

Soteldo entrou no segundo tempo do duelo contra o time carioca e permaneceu em campo por cerca de 30 minutos, até ser substituído ao relatar dores musculares. Exames de imagem realizados posteriormente diagnosticaram um edema na região lesionada, o que inviabiliza sua participação nas rodadas seguintes. O atleta não estava em plenas condições físicas para atuar e, aliás, havia retornado recentemente de uma recuperação de dez dias por um problema nos adutores.

A contusão tira Soteldo das partidas contra o Atlético-MG, marcada para esta quarta-feira (16), às 21h30, na Vila Belmiro, e contra o São Paulo, no domingo (20), no MorumBis. “Ele será acompanhado de perto pelo departamento médico nos próximos dias”, destacou um comunicado interno do clube.

A situação é preocupante não apenas pela lesão atual, mas também pelo histórico recente do atleta. Ainda em 2024, quando estava emprestado ao Grêmio, Soteldo ficou de fora de 14 partidas devido a um problema muscular semelhante.

Desde seu retorno ao Santos no início de 2025, o venezuelano disputou 14 jogos, sendo 11 como titular, e contribuiu com duas assistências. No entanto, segue sem marcar gols na temporada, sendo o último tento anotado ainda em outubro do ano passado pelo clube gaúcho.

Embora estivesse em tratamento no CT Rei Pelé durante a semana passada, Soteldo chegou a treinar com o elenco na sexta-feira (11) e acabou relacionado para o confronto no Maracanã, por decisão da comissão técnica comandada por Pedro Caixinha.

A decisão gerou questionamentos internos, uma vez que o atleta não demonstrava estar 100% recuperado. O treinador, contudo, foi demitido após a derrota, e o time será comandado de forma interina por César Sampaio no duelo contra o Atlético.

Enquanto o clube lida com o novo desfalque, a diretoria também busca acelerar a contratação de um novo técnico. Após contatos iniciais com Tite e Dorival Júnior, que não evoluíram, o nome de Jorge Sampaoli surge como o favorito para assumir o comando técnico.