Barcelona: a declaração de Szczesny sobre largar a aposentadoria e voltar a jogar

Escudo do Barcelona (Foto: Reprodução)

“Há alguns meses, estava na praia”

Na última segunda-feira (14), o goleiro Szczesny concedeu entrevista coletiva e falou sobre ter largado sua aposentadoria do futebol para voltar aos gramados. Com 29 jogos disputados na temporada, o arqueiro polonês vem sendo um dos grandes destaques da equipe catalã nesta temporada.

“Gosto de vencer. Há alguns meses, eu estava na praia e não queria jogar futebol, e agora estou em um dos melhores times da Europa. Quando você ganha jogos, você se sente incrível. Eu gosto muito disso. Ganhar é o que eu mais gosto”, iniciou.

Nesta terça-feira (15), o Barcelona entrou em campo diante do Borussia Dortmund e foi derrotado pelo placar de 3 a 1. Ainda sim, a equipe catalã está na semifinal da Champions League. O duelo aconteceu na Alemanha, lugar que havia sido a última competição do goleiro: a Eurocopa de 2024.

Depois de voltar atrás na decisão de se aposentar, Szczesny assinou com o Barcelona em setembro de 2024. Sem grandes planos no futebol pouco antes de chegar à Espanha, ele retomou a forma física e vive um excelente momento. A oportunidade surgiu com a lesão séria de Ter Stegen, e o polônes não hesitou em aceitar o convite do clube catalão para voltar aos gramados.

“Eu estava jogando golfe com meu filho. Antes daquele momento, eu já tinha recebido um sinal. Não há muitos jogadores que tenham sido chamados assim enquanto estavam em uma situação como essa com seus filhos”, disse, referindo-se ao dia em que recebeu a ligação do Barcelona.

Szczesny tem dado conta do recado na difícil tarefa de substituir Ter Stegen, que sofreu uma ruptura total no tendão do joelho direito e segue fora de ação. Com o retorno do goleiro alemão previsto para abril, cresce a expectativa por uma possível disputa pela vaga de titular na equipe. Ainda assim, mesmo com boas atuações, Szczesny reconhece o contexto em que chegou ao clube e a função que veio cumprir.

“No momento, ele está concentrado apenas em voltar a treinar. Quando ele estiver disponível, a decisão é do técnico e não nossa. Entendemos a situação muito bem. Não é nada incômodo e não há tensão. É uma situação particular e delicada. Aconteça o que acontecer, vamos entender e respeitar, porque ambos queremos o melhor para a equipe”, finalizou Szczesny.

Classificado para a semifinal da Liga dos Campeões, o Barcelona espera o vencedor do confronto entre Inter de Milão e Bayern de Munique, que acontece nesta quarta-feira (16). Os italianos venceram na Alemanha por 2 a 1 e podem empatar.