Ex-técnico de Messi no Barcelona pode assumir o Santos de Neymar

Samuel Xavier e Neymar em Fluminense x Santos (Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.)

O Santos vive um momento de reformulação após a demissão de Pedro Caixinha, oficializada depois da derrota por 1 a 0 para o Fluminense na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Diante do revés, a diretoria iniciou uma busca por um novo nome para comandar o time na sequência da temporada.

Inicialmente, o clube chegou a abrir conversas com Jorge Sampaoli. No entanto, o alto custo envolvido, que ultrapassaria os R$ 2 milhões mensais, dificultou o avanço nas tratativas. Dessa forma, a diretoria voltou seus esforços para outra alternativa: o argentino Tata Martino, ex-técnico do Barcelona.

Marcelo Teixeira, presidente do Santos – Foto: Raul Baretta/ Santos FC

Conforme apuração, o presidente Marcelo Teixeira assumiu pessoalmente as negociações com Martino, que está sem clube desde que deixou o comando do Inter Miami, em novembro de 2024. “O Santos ainda não fechou com nenhum treinador, mas estamos em busca de um nome à altura do clube”, declarou Pedro Martins, dirigente do Alvinegro Praiano.

Aliás, Martino é bem visto nos bastidores do clube por conta de sua experiência internacional. Ele treinou Neymar no Barcelona entre 2013 e 2014, justamente no primeiro ano do atacante no futebol europeu. A possível chegada do treinador reacende a expectativa por uma reaproximação entre o clube e o camisa 10 da Seleção Brasileira.

O nome de Martino ganhou força também devido às recusas de Dorival Júnior e Tite, ambos procurados anteriormente pela diretoria santista. “Não é uma decisão simples, mas queremos alguém com liderança, visão de jogo e experiência em grandes clubes”, afirmou uma fonte ligada à cúpula do Santos.

Apesar de nunca ter trabalhado no futebol brasileiro, Martino foi sondado pelo Botafogo no início deste ano, mas recusou a proposta. Agora, com as negociações em andamento com o Santos, a possibilidade de ver o argentino à beira do gramado na Vila Belmiro se torna cada vez mais concreta.