Em meio ao crescimento de investigações sobre manipulação de resultados no futebol brasileiro, o Flamengo tomou medidas preventivas antes do indiciamento de Bruno Henrique. No dia 27 de março, o clube promoveu uma palestra no Ninho do Urubu voltada aos atletas do elenco profissional. O objetivo foi orientar sobre integridade esportiva, uso de substâncias proibidas e condutas disciplinares, em um esforço para prevenir eventuais infrações.
Notícias mais lidas:
A iniciativa aconteceu vinte dias antes da Polícia Federal formalizar o indiciamento do atacante Bruno Henrique, suspeito de ter forçado a aplicação de um cartão amarelo durante o Campeonato Brasileiro de 2023. O atleta, inclusive, esteve presente no encontro. A ação educativa contou com a participação do vice-presidente de administração Marcos Motta, do vice-presidente geral e jurídico Flávio Willeman, e do advogado Michel Assef Filho.
Marcos Motta explicou que a atividade foi planejada com base no conceito de “educação permanente”. Segundo ele, “os atletas têm que estar alertas dessas questões que hoje são tão presentes no dia a dia do futebol profissional e também amador”. O dirigente também afirmou que foram apresentados exemplos reais ocorridos em tribunais esportivos para reforçar a mensagem de forma clara e objetiva.
Bruno Henrique é investigado desde agosto do ano passado, e em novembro foi alvo de mandado de busca e apreensão em sua residência, no Rio de Janeiro. Conforme apurado, ele teria avisado o irmão previamente que receberia um cartão amarelo na partida contra o Santos, ocorrida em 1º de novembro de 2023.
Diante do cenário, o Flamengo desenvolveu um código de conduta com o intuito de reforçar regras e diretrizes para seus atletas. O documento será estendido ao futebol feminino e às categorias de base. A ideia é reforçar a proteção institucional em casos que possam gerar danos à imagem do clube.
Embora o processo envolvendo Bruno Henrique esteja em andamento, o Flamengo segue respeitando o princípio da presunção de inocência. O atacante, por ora, continua participando normalmente das atividades do time e está relacionado para enfrentar o Juventude nesta quarta-feira (16), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.