O centroavante Pablo Vegetti, atualmente no Vasco, alcançou uma marca histórica no cenário do futebol mundial. Com seis gols de cabeça em 2025, o argentino assumiu a liderança isolada no ranking de jogadores que mais marcaram dessa forma no ano.
Notícias mais lidas:
Apesar do revés para o Ceará nesta rodada, por 2 a 1, o gol de honra marcado pelo camisa 99 do Vasco teve repercussão global. Conforme levantamento divulgado pelo site Torcedores.com, Vegetti ultrapassou nomes de peso, como Harry Kane, do Bayern de Munique, e Serhou Guirassy, do Borussia Dortmund, ambos com cinco gols de cabeça na temporada.
“Vegetti é uma referência no jogo aéreo. Sua leitura de posicionamento e impulsão o tornam extremamente perigoso dentro da área”, destacou a publicação.
A análise, que considerou dados das oito principais ligas nacionais — Brasil, Argentina, Inglaterra, Espanha, Itália, França, Alemanha e Arábia Saudita —, além de confrontos por seleções, revelou ainda que Vegetti tem três gols de cabeça apenas no Campeonato Brasileiro. Os demais foram anotados na Copa do Brasil, Sul-Americana e Campeonato Carioca.
Estatísticas que impressionam
Aos 36 anos, Vegetti mantém um desempenho consistente em 2025. Até o momento, o atacante disputou 18 partidas e marcou 14 gols — seis deles de cabeça — além de registrar duas assistências. Isso significa que aproximadamente 43% de seus gols no ano foram marcados pelo alto, percentual superior ao de Kane, que tem 31,25% (cinco de seus 16 gols foram de cabeça).
Vale ressaltar que o inglês atuou em mais partidas até aqui — foram 23 jogos —, o que valoriza ainda mais a performance do argentino, que apresenta média superior em gols por jogo. “O estilo de jogo do Vasco favorece as características de Vegetti. A equipe recorre com frequência aos cruzamentos e explora sua força na bola aérea”, apontam analistas.
Histórico no Vasco e liderança técnica
Desde sua chegada ao Vasco em 2023, Vegetti tem se mostrado peça fundamental no elenco. Contratado durante uma fase difícil, em que o clube lutava contra o rebaixamento, o argentino estreou com o pé direito ao garantir a vitória sobre o Grêmio por 1 a 0, também com um gol de cabeça.
Segundo o perfil “R10 Score”, no X, o atacante soma 47 gols com a camisa cruz-maltina: 26 com o pé direito, 16 de cabeça, quatro com a esquerda e um utilizando a costela. A diversidade de finalizações reforça seu faro de gol e adaptabilidade dentro da área adversária.
Atualmente, Vegetti ostenta também a braçadeira de capitão da equipe e é considerado homem de confiança do técnico Fábio Carille. A responsabilidade não é pequena, principalmente em um clube tradicional como o Vasco, que vive momentos de oscilação no Campeonato Brasileiro.
Disputa com Cano e próximos desafios
No cenário nacional, Vegetti disputa palmo a palmo o posto de artilheiro do ano com Germán Cano, do Fluminense. O compatriota acumula 13 gols em 19 partidas. Contudo, quando o assunto é gol de cabeça, Vegetti leva ampla vantagem: Cano marcou apenas dois dessa forma em 2025.
O próximo compromisso do Vasco está marcado para sábado (19), às 18h30, contra o Flamengo, no Maracanã. O clássico é considerado decisivo tanto pelo caráter histórico quanto pelo momento de pressão que o técnico Carille enfrenta.
Já na terça-feira (22), às 21h30 (de Brasília), o Vasco recebe o Lanús, da Argentina, em São Januário, pela Copa Sul-Americana. Caso vença, o clube poderá assumir a liderança isolada do Grupo G, dando um novo fôlego à sua campanha internacional.