A declaração de Romário direcionada a Raphinha, do Barcelona

Romário em entrevista - Foto de Reprodução

A recente derrota da Seleção Brasileira para a Argentina por 4 a 1, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, foi cercada por controvérsias — sobretudo pela repercussão de uma frase dita por Raphinha à RomárioTV, no Youtube.

Antes do clássico, o atacante do Barcelona afirmou, em resposta a Romário, que daria “porrada neles” — referindo-se aos argentinos. Romário, ídolo da Seleção, saiu em defesa do jogador e esclareceu os bastidores da declaração, que foi feita durante participação do atleta na Romário TV.

A origem da frase

A declaração de Raphinha rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados antes do confronto no Monumental de Núñez. Ao ser questionado se seria necessário “porrada neles”, o atacante respondeu com convicção: “Porrada neles! No campo e fora de campo se tiver de ser”.

Conforme Romário, a intenção do jogador era demonstrar entrega e determinação, não agressividade literal. “Porrada neles é bater nos caras dentro de campo no sentido de fazer o gol e ganhar”, explicou o tetracampeão, durante entrevista ao canal do jornalista Duda Garbi.

Aliás, Romário se mostrou satisfeito com a repercussão obtida pelo programa, considerando que o conteúdo conseguiu exatamente o que pretendia: gerar impacto. “Achei do c*! Tipo, conseguimos! Meu programa é para isso, para ter repercussão”, afirmou, de forma espontânea. Apesar disso, ele reconheceu que parte do público interpretou a fala de maneira equivocada.

Raphinha manteve sua posição

Logo após a goleada sofrida, Raphinha reafirmou seu posicionamento em entrevista à TNT Sports. Segundo ele, o uso da palavra “porrada” poderia ter sido inadequado, mas o sentimento por trás da fala permanece válido.

“De repente a palavra não foi a correta, mas o meu pensamento defendendo a seleção é esse, é defender a camisa, o meu país”, declarou o jogador, reforçando seu compromisso com o Brasil e também com o Barcelona.

Ainda que tenha reconhecido o peso da repercussão negativa, Raphinha não demonstrou arrependimento. “Não volto atrás em nenhuma palavra do que falei”, cravou o camisa 11.

Contexto e consequências

O resultado da partida teve repercussão significativa dentro da CBF. O desempenho da equipe, considerado muito abaixo do esperado, levou à demissão do técnico Dorival Júnior. Romário, por sua vez, afastou qualquer relação entre a fala polêmica e o revés da Seleção.

“Eu, particularmente, posso dizer que uma coisa não tem nada a ver com a outra, até porque eu não jogo”, comentou o ex-jogador, ironizando o exagero na repercussão.

Segundo Romário, a forma como o Brasil foi derrotado — com ampla superioridade argentina — ampliou a reação pública. “Se tivesse perdido de um jeito, um jogo duro… mas infelizmente o Brasil jogou muito mal e a Argentina jogou o que tem que jogar”, disse ele.

Liberdade de expressão e futuro

Romário também aproveitou a ocasião para reafirmar sua liberdade na condução do seu programa. Para ele, os questionamentos continuarão no mesmo estilo provocativo, independentemente da repercussão. “As perguntas vão continuar do jeito que eu quiser fazer. Nada vai mudar isso”, garantiu.

Enquanto isso, a Seleção volta a campo em junho, com compromissos contra Equador e Paraguai pelas Eliminatórias. Sem treinador definido até o momento, a equipe ocupa atualmente a quarta colocação, com 21 pontos.