Donelli enfrenta “dor de cabeça” no gol do Corinthians

Escudo do Corinthians na Néo Química Arena (Foto Reprodução/Instagram)

A temporada de 2025 tem sido um verdadeiro campo minado para Matheus Donelli. Elevado à condição de titular por necessidade, o jovem goleiro do Corinthians precisou assumir a meta alvinegra em meio à ausência prolongada de Hugo Souza, lesionado no reto femoral da coxa. 

E desde então, Donelli passou a encarar não apenas os atacantes adversários, mas também a cobrança da torcida e os desafios de um sistema defensivo que ainda não engrenou. O cenário é delicado e os números deixam isso evidente.

Estatísticas que incomodam e expõem a defesa

Até aqui, Donelli disputou dez partidas oficiais na temporada e já foi vazado 13 vezes, o que resulta numa média de 1,3 gol por jogo. A única exceção foi na vitória por 3 a 0 sobre o Vasco, quando conseguiu manter o gol intacto. Isso porque o sistema defensivo do Corinthians tem falhado coletivamente, o que contribui diretamente para o alto número de gols sofridos.

Vale destacar, no entanto, que o jovem arqueiro tem feito sua parte. De acordo com o Sofascore, Donelli já realizou 27 defesas, sendo 18 em finalizações de dentro da área e outras nove em chutes de longa distância. Com isso, o goleiro tem evitado placares ainda mais elásticos, mesmo sob forte pressão.

Substituto por necessidade e sem trégua

Donelli ganhou sequência no início do Paulistão, enquanto Hugo Souza se recuperava de uma amigdalite. Depois, voltou à titularidade diante da nova lesão do camisa 1. Sendo assim, esteve presente em quatro jogos do estadual e seis entre Brasileirão e Sul-Americana.

Dessa maneira, Donelli vai ganhando rodagem, mas também acumulando desgaste. Por isso, parte da torcida começa a questionar por que Felipe Longo e Kauê, outros jovens da base, ainda não receberam chances em 2025.

Reforço à vista e chance de virada

Com o retorno de Hugo Souza previsto para o fim do mês, o cenário pode mudar. Além disso, o Corinthians terá nova chance de recuperação neste sábado (19), contra o Sport, pela quinta rodada do Brasileirão.

Cabe ressaltar que o desempenho defensivo é responsabilidade de todo o time. Portanto, uma melhora coletiva tende a refletir também no rendimento de Donelli. E, sendo assim, o jovem goleiro ainda pode se firmar ou ao menos sair fortalecido dessa difícil missão no gol do Timão.