Mesmo com a definição de que o Clássico dos Milhões vai acontecer no Maracanã, a 9ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) acatou Agravo de Instrumento da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) para que a partida entre Vasco e Flamengo não aconteça em São Januário.
Notícias mais lidas:
A decisão da desembargadora Maria Cristina de Brito e Lima derruba a liminar que permitia que o Cruzmaltino mandasse a partida na Colina Histórica. Ela ainda retoma a validade da vedação da realização do jogo a partir da análise do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE).
O Procurador-Assistente, Pedro Assumpção, reforçou a decisão da desembargadora e a competência do BEPE em fazer as análises técnicas de segurança.
“A Desembargadora corretamente considerou que a decisão de primeira instância foi ilegal, pois esgotou objeto da ação popular sem possibilidade de contraditório prévio; além de não vislumbrar qualquer ilegalidade no ato administrativo”, destacou.
“O posicionamento será a de manutenção da decisão do BEPE, que possui competência técnica para avaliação da segurança das arenas, além de visar a proteção do patrimônio cultural do Estado e da segurança dos torcedores”, completou.
Briga por São Januário
O presidente Pedrinho já deixou claro que quer utilizar São Januário ao máximo que puder, inclusive nos clássicos. Porém, o entendimento do BEPE é que não existem garantias de segurança para que a partida aconteça na Colina Histórica, seja por conta dos arredores quanto do interior do estádio. Diante disso, o Cruzmaltino chegou a um acordo com o Flamengo para mandar as partidas contra o Rubro-Negro e o Fluminense no Maracanã.
Assim, o Vasco jogará contra os rivais no estádio Jornalista Mário Filho nesta temporada e na seguinte. A negociação também garantiu que o clube mandará outros jogos no Maracanã.