A reforma de São Januário não beneficiará apenas o interior do estádio. Parte do valor arrecadado com a venda do potencial construtivo será destinado à benfeitorias no entorno da Colina Histórica. O Vasco da Gama vai apresentar um projeto com todas as melhorias à Prefeitura do Rio de Janeiro.
Notícias mais lidas:
Durante a Sessão Extraordinária do Conselho Deliberativo do Cruzmaltino que aconteceu na segunda-feira (14/4) e autorizou a criação da Sociedade de Propósito Específico (SPE), empresa que vai emitir, vender e receber os recursos pelos certificados do potencial construtivo de São Januário, o 2º vice-presidente geral do Vasco, Renato Brito, revelou que parte do valor arrecadado será utilizado para a melhoria do entorno do estádio.
De acordo com o conselheiro, 6% do valor arrecadado pela lei será destinado a algumas benfeitorias como intervenções urbanas, como um caminho direto entre a Colina Histórica e a estação Vasco da Gama, do BRT, além do alargamento das ruas.
Essas obras tenderão a facilitar o acesso ao estádio, que atualmente apresenta vias estreitas para adentrar à região. Inclusive, poderão mudar a análise do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE) quanto à realização de clássicos em São Januário, como contra o Flamengo, impedido de ser lá recentemente. O Vasco deve apresentar um projeto com todas essas benfeitorias à Prefeitura do Rio de Janeiro.
Com quase 100 anos da inauguração, São Januário demanda modernização e principalmente aumentar a capacidade de público. Com as restrições de segurança impostas pelo Corpo de Bombeiros, a casa vascaína pode receber pouco mais de 20 mil torcedores, contando com os visitantes.
No entanto, a reforma prevê o aumento da capacidade para mais do que o dobro. Segundo a previsão, a remodelação do estádio tende a atender um público entre 47 e 57 mil torcedores dentro do estádio. Há a previsão da construção de uma arquibancada na parte sul, fechando a “ferradura”, construção de duas torres com lojas, restaurantes e museu, criação de 1440 vagas de estacionamento, modernização do complexo esportivo, reforma da escola Vasco da Gama e construção de um novo ginásio.