Com o avanço na criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), o Vasco visa acelerar o processo de reforma do estádio São Januário. A recente aprovação do Conselho Deliberativo autoriza a formação da nova entidade, que permitirá ao clube formalizar contratos e escrituras de venda do potencial construtivo. Atualmente, o Vasco está em tratativas com a Prefeitura do Rio de Janeiro para garantir que, assim que o registro da SPE estiver finalizado, o clube esteja apto a receber o Termo de Potencial Construtivo Transferível.
Notícias mais lidas:
Ao todo, o Vasco possui 280 mil m² de potencial construtivo disponíveis para negociação. Destes, cerca de 50 mil m² já têm contratos assinados. Segundo informações internas, outras áreas também estão em fase avançada de negociação, com minutas sendo trocadas com compradores interessados. O clube conta com o apoio das empresas Primaz Corporate e Grupo Lopes, contratadas no ano anterior para assessorar todo o processo de venda.
A legislação municipal, através da Lei Complementar nº 272, de julho de 2024, exige que a SPE seja formada para regulamentar a utilização dos recursos na reforma do estádio. A próxima etapa será a realização de uma Assembleia Geral Extraordinária entre os dias 15 e 25 de maio, que permitirá aos sócios estatutários deliberarem sobre a criação oficial da nova entidade.
A SPE será integralmente controlada pelo Vasco e terá como função emitir, vender e administrar os recursos obtidos com a comercialização do potencial construtivo. Essa sociedade também será responsável pela gestão da obra e pelo relacionamento com a Prefeitura. Apesar das expectativas, as obras ainda não têm data para começar, visto que as vendas seguem em andamento.
O projeto de reforma também prevê melhorias no entorno do estádio. Está prevista a aplicação de 6% dos recursos arrecadados em infraestrutura urbana. Em reunião com representantes públicos, o clube apresentou propostas como a criação de um acesso direto ao BRT e o alargamento de vias próximas.
Por fim, ainda não foi definida a capacidade final do novo São Januário. Embora o planejamento financeiro esteja em andamento com consultorias especializadas, a estimativa atual varia entre 43 mil e 57 mil lugares. O orçamento total também permanece indefinido, pois o estudo econômico sobre os custos da obra ainda está em desenvolvimento.