CBF reconhece erro de arbitragem em Gre-Nal

Grêmio x Internacional - Grenal 444 (FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu um erro da arbitragem no clássico Gre-Nal realizado no sábado (19), válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) apontou que houve pênalti não assinalado a favor do Grêmio, em lance envolvendo o atacante Aravena e o defensor Aguirre, do Internacional.

O lance aconteceu aos 39 minutos do segundo tempo, quando Aravena entrou na área em velocidade e foi derrubado. O árbitro Bráulio da Silva Machado optou por seguir o jogo, mesmo após ser chamado pelo VAR. A revisão foi solicitada por Wagner Reway, que alertou para um contato imprudente. Apesar disso, Bráulio manteve sua decisão de campo, considerando o choque como disputa normal de jogo.

Segundo o parecer técnico do CCEI, composto por nomes como Nicola Rizolli, Nestor Pitana, Sandro Meira Ricci, Rodrigo Cintra e Fabricio Vilarinho, a entrada de Aguirre foi considerada imprudente. O documento afirma que o defensor “não toca na bola, dá uma entrada imprudente e atinge o adversário com a perna direita dentro da área, fazendo-o tropeçar”.

O áudio do VAR, divulgado posteriormente, revela que os assistentes de vídeo concordaram com a existência do contato. Um deles destacou: “Contato imprudente da coxa na coxa esquerda do atacante”. A análise reforçou que o árbitro deveria ter marcado a penalidade máxima.

O clássico terminou empatado em 1 a 1. O Grêmio abriu o placar ainda no primeiro tempo, após gol contra de Anthoni. O Internacional igualou o marcador no segundo tempo, com Alan Patrick convertendo pênalti assinalado por toque de mão de João Pedro.

A CBF informou que eventuais medidas administrativas referentes ao caso serão tratadas internamente. O parecer emitido tem caráter consultivo, com objetivo de orientar decisões da Diretoria de Arbitragem da entidade.