Escudo do Santos (Foto: Raul Baretta/Santos FC)
O zagueiro Gil vive um novo momento no Santos. Após um início de temporada marcado por incertezas quanto à sua permanência no time principal, o experiente defensor de 37 anos alcançou, no último domingo (20), diante do São Paulo, a marca de dez partidas consecutivas como titular com a camisa alvinegra.
A temporada de 2024 foi intensa para o jogador. Gil esteve presente em 50 dos 54 jogos do Santos, todos como titular. Ao fim daquele ano, cogitou a aposentadoria, movido por desgaste físico e pela indefinição sobre seu futuro. Contudo, o título da Série B e seu desempenho individual positivo foram determinantes para que decidisse renovar contrato e seguir no clube para 2025.
Mesmo com o novo vínculo, Gil não encontrou vida fácil no início do ano. O técnico Pedro Caixinha optou por outras alternativas para a zaga nos primeiros compromissos da equipe, deixando Gil fora até mesmo da lista de relacionados nas quatro primeiras partidas de 2025.
A reviravolta começou na sétima rodada do Campeonato Paulista, quando o zagueiro finalmente fez sua estreia na temporada. Desde então, vem se firmando na defesa santista. A partir do duelo contra o Água Santa, pela décima rodada do Estadual, não saiu mais do time titular. Assim, disputou as cinco últimas partidas do Santos no Paulistão e seguiu como titular nas cinco primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.
Gil soma atualmente 12 partidas disputadas em 2025, sendo 11 delas iniciadas como titular. A sequência reforça sua importância no elenco e evidencia sua capacidade de superação. Afinal, o defensor reconquistou seu espaço não apenas com liderança, mas também com consistência técnica e leitura de jogo — características valorizadas na trajetória de um atleta experiente como ele.
“Pensei, sim, em parar. Mas depois do título e com tudo o que vivemos na temporada passada, achei que ainda tinha lenha para queimar. Felizmente, estou conseguindo ajudar dentro de campo”, declarou Gil, ao comentar sobre sua permanência e recuperação no time.
Para a próxima partida, contra o Red Bull Bragantino, pela sexta rodada do Brasileirão, Gil segue como opção entre os titulares. O confronto está marcado para domingo (27), às 20h30, na Vila Belmiro, e representa mais uma oportunidade para o camisa 4 consolidar sua retomada.
O Santos atravessa uma fase delicada em seu planejamento técnico para a temporada de 2025.…
Matheus Pereira vive um momento de contrastes no Cruzeiro. Embora tenha alcançado sua maior sequência…
O recente desfecho envolvendo a dívida milionária do Corinthians com diversos clubes e agentes provocou…
Cicinho, ex-lateral e ídolo do São Paulo, sempre foi conhecido por suas provocações afiadas, e…
Richard Ríos, meio-campista do Palmeiras, tem se destacado como um dos principais nomes do time…
O Palmeiras tem se consolidado como um dos clubes mais eficazes na formação de jovens…