Carlos Alcaraz antes do jogo entre Flamengo e Corinthians, pelo Brasileirão, na Neo Química Arena (Foto: Divulgação/CRF)
A situação contratual de Carlos Alcaraz com o Everton, da Inglaterra, voltou ao centro das atenções nesta terça-feira (22), principalmente após análise publicada pelo jornalista Mauro Cezar Pereira. Emprestado pelo Flamengo ao clube inglês, o meia tem enfrentado uma queda de prestígio dentro do elenco comandado por Sean Dyche, algo que pode impactar diretamente seu futuro.
Conforme expôs Mauro, o Everton parece deliberadamente evitar que Alcaraz cumpra a cláusula contratual que obriga a compra definitiva do jogador. O vínculo estabelece que, caso o atleta atue como titular em ao menos seis partidas da Premier League, o clube inglês seria forçado a desembolsar cerca de 20 milhões de euros.
No entanto, até o momento, o meia iniciou apenas quatro jogos como titular no campeonato nacional e, nos três compromissos mais recentes, saiu do banco de reservas. Desde o clássico diante do Liverpool, em 2 de abril, ele não inicia uma partida.
“Aparentemente o clube da Inglaterra está evitando que o argentino atinja a meta”, escreveu Mauro. Ainda segundo o colunista, “os rubro-negros já teriam recebido manifestações de interesse de outros clubes da Inglaterra”, mas com a queda de minutagem, “uma nova proposta, em tese, fica mais distante”.
Além de observar os movimentos do Everton, o Flamengo monitora o mercado. De acordo com o jornalista, uma fonte do clube afirmou que, caso o Everton não concretize a compra, o clube carioca pretende “ver o que o mercado dá por ele”. A diretoria rubro-negra admite, inclusive, vendê-lo por um valor inferior ao investido na contratação.
Adquirido por 19,8 milhões de dólares junto ao Southampton em agosto do ano passado, Alcaraz é, atualmente, o reforço mais caro da história do clube. Apesar disso, sua adaptação ao modelo de jogo do Flamengo foi questionada internamente.
Segundo Mauro, ele é visto como “um atleta que só joga em transições”, estilo considerado incompatível com a atual proposta de jogo adotada pelo time sob o comando de Filipe Luís. Dessa forma, a possibilidade de retorno ao elenco principal é tratada como remota.
Conforme detalhado em reportagem do portal ge, o contrato de empréstimo assinado com o Everton estipula que o clube inglês deve comprar Alcaraz por 15 milhões de euros caso o atleta complete nove partidas como titular. O acordo ainda prevê outros 3 milhões de euros atrelados a metas adicionais.
Atualmente, Alcaraz soma 11 partidas disputadas, mas apenas quatro como titular. Restam cinco rodadas para o fim da Premier League, e sua presença no time inicial em todas elas é vista como improvável. A tendência, segundo a apuração do ge, é que o Everton não cumpra a cláusula e busque renegociar o valor, tentando adquirir o jogador por uma quantia inferior à fixada.
Embora ainda não tenha feito proposta formal ao Flamengo, o Everton estaria interessado na permanência do jogador, caso consiga reduzir os custos da operação. Entretanto, o clube carioca não pretende ceder nessa negociação específica. Ao mesmo tempo, a diretoria rubro-negra cogita aceitar propostas menores de outros interessados.
Antes de ser contratado em definitivo pelo Flamengo, Alcaraz pertencia ao Southampton e atuou por empréstimo na Juventus durante o primeiro semestre de 2024. Com a camisa rubro-negra, o argentino disputou 19 partidas oficiais, marcou três gols e contribuiu com duas assistências. Já pelo Everton, anotou um gol e deu uma assistência até o momento.
Apesar dos altos investimentos, o Flamengo entende que uma revenda é atualmente mais viável do que o retorno do jogador. A avaliação interna é de que ele dificilmente terá espaço na equipe principal e que sua volta poderia acarretar perda de valor no mercado europeu.
O clima será de decisão em São Januário nesta terça-feira (22). O Vasco da Gama…
No cargo há quase um semestre, o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, já…
Depois de praticamente acertar seu retorno ao Corinthians, o técnico Tite pegou todos de surpresa…
O Botafogo-PB decidiu vender o mando de campo da partida contra o Flamengo, válida pela…
O torcedor merengue pode se preparar para mudanças profundas. A possível chegada de Xabi Alonso…
O São Paulo segue sem contar com Lucas Moura há mais de um mês. O…