Manchester United vai pagar 417 milhões para contratar atacante brasileiro

Bandeirinha escanteio Manchester United - Foto: Marc Atkins (2023 Getty Images, Getty Images Europe)

O Manchester United tem se movimentado com intensidade nos bastidores para reforçar seu elenco visando a próxima temporada. Um dos nomes que ganhou protagonismo nesse contexto é o do atacante Matheus Cunha, atualmente no Wolverhampton. De acordo com a mídia europeia, o clube de Old Trafford estuda pagar a cláusula de rescisão do brasileiro, fixada em cerca de 62,5 milhões de libras esterlinas — aproximadamente R$ 481 milhões.

Aliás, segundo o jornal britânico The Athletic, o negócio pode ser fechado antes mesmo da abertura da próxima janela de transferências do futebol europeu. Cunha, de 25 anos, tem contrato com os Wolves até 2028, mas demonstra interesse em uma mudança de ares. “Recebemos indicações de que ele vê com bons olhos a transferência”, revelou uma fonte ouvida pela ESPN.

O desempenho recente do atacante brasileiro tem chamado atenção. Desde sua chegada à Inglaterra, em janeiro de 2023, inicialmente por empréstimo junto ao Atlético de Madrid, o jogador já marcou 32 gols, sendo 16 deles apenas na atual temporada. A propósito, na edição 2024/25 da Premier League, ele soma 14 gols e quatro assistências em 26 partidas, consolidando-se como um dos principais destaques ofensivos da liga inglesa.

Apesar de ter sido contratado com a função de centroavante, Matheus Cunha se destacou atuando numa função mais recuada. Ele passou a jogar como “camisa 10” partindo da esquerda em um trio ofensivo, função que o permitiu aproveitar sua velocidade e capacidade de drible. Dessa forma, tornou-se peça-chave no esquema tático 3-4-3 implementado por Vítor Pereira no Wolverhampton — mesma estrutura utilizada por Ruben Amorim no United.

Interesse pode ser determinante

Aliás, o interesse do técnico português é considerado determinante no possível acerto. Amorim, que inclusive foi flagrado em conversa direta com Cunha durante partida recente entre os dois clubes, vê no brasileiro uma opção para fortalecer o setor ofensivo, sobretudo nas funções de criação atrás do centroavante. “Ele tem o perfil ideal para encaixar no que pretendemos taticamente”, confidenciou uma pessoa ligada ao treinador.

Sondagens a Matheus Cunha

Anteriormente, outras equipes da Premier League chegaram a demonstrar interesse no jogador. Arsenal e Nottingham Forest, por exemplo, avaliaram a contratação em janeiro, mas não avançaram nas negociações. O clube londrino optou por alternativas e o Forest dependia de mudanças no elenco para tentar viabilizar a proposta.

Outro cenário

O Manchester United, em meio a um processo de reformulação, busca nomes que possam agregar qualidade imediata ao elenco. Entre os alvos, além de Cunha, aparecem também Liam Delap, do Ipswich Town, e Victor Osimhen, que pertence ao Napoli, mas está emprestado ao Galatasaray. Esses nomes fazem parte de um planejamento mais amplo do clube inglês para reestruturar seu setor ofensivo.

Embora ainda não haja confirmação oficial por parte dos clubes envolvidos, tudo indica que a negociação entre Manchester United e Wolverhampton deve ganhar novos capítulos nas próximas semanas. Afinal, o valor da cláusula já está sobre a mesa, e a disposição das partes para concretizar o negócio parece, neste momento, mútua.