O torcedor do Grêmio mal teve tempo para respirar e já se depara com uma nova era no clube: o retorno de Mano Menezes ao comando técnico. A pressão é enorme, os desafios são urgentes e o tempo é escasso.
Notícias mais lidas:
Se você quer entender por que a chegada de Mano tem tantos significados e o que o Santos tem a ver com essa história, acompanhe este artigo exclusivo do Gávea News!
Mano tem missão difícil no Grêmio
Mano Menezes assume o Grêmio com duas missões claras: organizar uma defesa que sofre demais e dar um padrão ao time. Vale destacar que o Tricolor é hoje o clube que mais levou gols somando os Brasileirões de 2023, 2024 e 2025: são 116 ao todo. Nem o Vasco superou esse número.
Além disso, o Grêmio vive uma sequência negativa de três jogos sem vencer, com atuações oscilantes e uma torcida cada vez mais impaciente.
O que o Santos tem a ver com isso?
O nome de Mano Menezes esteve próximo da Vila Belmiro recentemente, mas o Grêmio se movimentou rápido e venceu a disputa. Isso porque, mesmo enfrentando resistência nos bastidores, especialmente por questões de temperamento e histórico recente, a direção gremista entendeu que era o perfil ideal para tentar recuperar a temporada.
O Santos, que também sondava o técnico, tentou atrapalhar as conversas, mas acabou ficando para trás. Com isso, o Tricolor garantiu o retorno do velho conhecido.
GreNal deu indícios, mas o caminho ainda é longo
O empate no clássico contra o Inter serviu como termômetro. Segundo o interino James Freitas, foi o jogo com mais duelos vencidos na temporada.
“A gente só foi pro campo fazer alguns ajustes de posicionamento. Foi o jogo que a gente mais venceu duelos na temporada até agora”, contou ele. Sendo assim, Mano já assume um time com indícios de melhora, mas longe da consistência ideal.
Defesa remendada e ataque indefinido
A defesa segue um quebra-cabeça. Rodrigo Ely e Wagner Leonardo ainda estão no departamento médico, e Mano deve montar a zaga com Jemerson e Kannemann. Marlon agradou na lateral esquerda, mas está fora da Sul-Americana.
No ataque, a dúvida é manter o trio ofensivo com Braithwaite ou reforçar o meio-campo. Villasanti segue como peça-chave.
Tudo ou nada contra o Godoy Cruz
O jogo contra o Godoy Cruz, nesta quinta-feira (24), às 19h, na Argentina, é crucial. Além de valer a liderança do Grupo D na Sul-Americana, pode mudar o rumo da temporada. Por isso, Mano Menezes sabe que não há espaço para erros ou testes. Ou entrega resultado agora, ou a pressão vai aumentar ainda mais.