Tite emite nota oficial envolvendo o Corinthians

Tite durante jogo contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, no Maracanã (Foto: Divulgação/Flamengo)

Na manhã desta terça-feira (22), o técnico Tite anunciou uma pausa em sua trajetória profissional no futebol. Em comunicado divulgado à imprensa por meio de sua assessoria, o treinador de 63 anos confirmou que decidiu interromper a carreira por tempo indeterminado, citando como principais motivos a necessidade de cuidar da saúde física e mental.

A decisão surpreendeu principalmente pela proximidade do acerto com o Corinthians. Conforme ambas as partes admitiram, as negociações estavam avançadas e o clube esperava que Tite assinasse o contrato e assumisse o comando técnico da equipe ainda nesta terça-feira. No entanto, um episódio de crise de ansiedade vivenciado por Tite na noite anterior acabou sendo determinante para sua recusa ao convite.

Aliás, foi o próprio treinador quem comunicou oficialmente a escolha. “Entendi que existem momentos em que é preciso compreender que, como ser humano, posso ser vulnerável e admitir isso certamente irá me tornar mais forte”, iniciou Tite.

E prosseguiu: “Sou um apaixonado pelo que faço e assim seguirei sendo, mas conversando com minha família e observando os sinais que meu corpo estava emitindo, decidi que o melhor a fazer agora é interromper minha carreira para cuidar de mim pelo tempo que for preciso”, declarou em nota.

O anúncio encerra, ao menos momentaneamente, a possibilidade de um retorno do técnico ao clube paulista, onde fez história com conquistas marcantes como a Libertadores e o Mundial de Clubes. “Como se tornou público, havia uma conversa em andamento com o Corinthians, mas ela precisará ser paralisada por uma decisão difícil, mas necessária. Um abraço a todos”, concluiu.

A diretoria do Corinthians também se manifestou oficialmente. O clube reconheceu que “as partes ficaram muito próximas do acerto” e informou que o técnico já era esperado no CT para comandar as atividades da equipe. Entretanto, respeitou a decisão pessoal do treinador. A nota do clube frisou que a comunicação da recusa foi feita na manhã desta terça-feira e que, em seguida, discutiram a melhor forma de oficializar a notícia.

A princípio, o nome de Tite passou a ser considerado logo após a demissão de Ramón Díaz. Antes, o plano A da diretoria alvinegra era Dorival Júnior, preferido do presidente Augusto Melo. Contudo, a condução das conversas, feita por interlocutores externos ao executivo de futebol Fabinho Soldado, gerou ruídos internos e inviabilizou o avanço nas tratativas.

Enquanto aguarda um novo comandante, o Corinthians seguirá sendo dirigido interinamente por Orlando Ribeiro. O desafio mais imediato da equipe será nesta quinta-feira (24), quando enfrentará o Racing-URU pela Copa Sul-Americana.

O último trabalho de Tite foi no Flamengo, entre outubro de 2023 e setembro de 2024, período em que conquistou o Campeonato Carioca. Desde sua saída do clube carioca, ele vinha sendo especulado por diferentes equipes, mas, inesperadamente, optou por dar um tempo das atividades à beira do campo.