A devoção do Papa Francisco ao futebol era notória, mas seu amor pelo esporte ganhava contornos ainda mais peculiares diante de uma promessa feita na década de 1990. Conforme relatado pelo jornalista Ariel Palácios, Francisco comprometeu-se a não assistir mais aos jogos pela televisão. O motivo era nobre: a promessa foi feita em oração pela recuperação da saúde de uma menina gravemente doente.
A decisão, aliás, foi mantida mesmo após sua eleição ao papado, em 2013. Na impossibilidade de frequentar estádios ou ouvir jogos no rádio, ele passou a contar com um membro da guarda suíça para manter-se informado. Esse oficial, então, preparava resumos minuciosos das partidas do San Lorenzo, clube pelo qual o Papa torcia desde a infância. “Era tudo detalhado, desde a movimentação dos jogadores até quem se machucou”, revelou Palácios.
Ainda que nunca tenha visto Lionel Messi jogar, por causa da promessa, Francisco teve a oportunidade de conhecer o craque pessoalmente no Vaticano. Mesmo assim, não assistiu às finais da Copa do Mundo de 2014 e 2022, ambas disputadas pela Argentina. Inclusive, uma cena retratada no filme “Dois Papas”, que mostra Francisco assistindo à final entre Alemanha e Argentina, jamais ocorreu, segundo Ariel.
O vínculo do Papa com o San Lorenzo era tão forte que, em 2014, ano seguinte à sua eleição, o clube conquistou sua primeira Copa Libertadores. A delegação, inclusive, levou o troféu até Roma para apresentá-lo ao pontífice. “Virou uma lenda urbana que o San Lorenzo só estava ganhando porque o Papa rezava”, contou o jornalista.
Por fim, Jorge Mario Bergoglio, que faleceu na segunda-feira (21) aos 88 anos, foi o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo. Apesar da função religiosa, não escondeu seu lado torcedor. “Ele era um papa gozador, que fazia piadas com os rivais e usava metáforas futebolísticas em seus sermões”, destacou Palácios.
A expectativa da torcida do Liverpool pelo possível título da Premier League 2024/25 tem impulsionado…
Lanterna do Campeonato Brasileiro, o Sport vive momento delicado e entra pressionado na partida diante…
A ausência de Kylian Mbappé em campo durante a vitória do Real Madrid sobre o…
O Vitória enfrenta uma situação desafiadora em meio à maratona de partidas na temporada de…
O ex-presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, esteve presente na Arena Batistão para acompanhar a primeira…
Apesar da vitória magra por 1 a 0 sobre o Athletic Bilbao no último domingo,…