Flamengo e Palmeiras dominam marca importante do Brasileirão há 10 anos; entenda

Arrascaeta durante jogo contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil, no Allianz Parque (Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo)

Desde 2015, dois clubes se destacam de forma contundente no Campeonato Brasileiro ao protagonizarem ataques que mais colocaram os goleiros adversários à prova. Palmeiras e Flamengo, atuais líder e vice-líder do Brasileirão 2025, figuram no topo do ranking das equipes que mais exigiram defesas difíceis nesse recorte temporal.

De acordo com os dados reunidos até a 5ª rodada desta edição, o Palmeiras lidera com 566 intervenções complicadas obrigadas aos arqueiros rivais, seguido de muito perto pelo Flamengo, com 565. Essas estatísticas evidenciam o alto nível ofensivo mantido pelas equipes ao longo das últimas temporadas, refletindo não só poder de finalização, mas também constância na criação de lances perigosos.

O Atlético-MG aparece na terceira posição, com 520 defesas difíceis provocadas. Em seguida, São Paulo (471) e Grêmio (460) completam o top-5. Ainda integram o ranking: Athletico-PR (457), Fluminense (447), Corinthians (427), Internacional (408) e Santos (394), compondo o top-10 de times que mais exigem atuações destacadas dos goleiros.

A mais recente amostra da força ofensiva foi registrada no sábado (19), no clássico entre Flamengo e Vasco. Léo Jardim protagonizou três defesas difíceis que garantiram o empate sem gols no Maracanã. Já no domingo (20), o Palmeiras venceu o Fortaleza por 2 a 1 no Castelão, resultado que garantiu a liderança alviverde.

Aliás, esse desempenho ofensivo reflete também no histórico recente de conquistas. O Palmeiras venceu o Brasileirão em 2016, 2018, 2022 e 2023, além de dois vice-campeonatos. O Flamengo ergueu o troféu em 2019 e 2020, sendo vice em 2018 e 2021.

Portanto, enquanto seguem protagonizando duelos decisivos, essas duas equipes mantêm alto padrão de exigência defensiva aos seus adversários. O equilíbrio entre elas torna cada confronto ainda mais relevante para os rumos da competição nacional.

Pelo Brasileirão, o Flamengo volta a campo no domingo (27), para enfrentar o Corinthians. A partida será realizada no Maracanã, às 16h (horário de Brasília). O Palmeiras, por sua vez, encara o Bahia, no mesmo dia, às 18h30, no Allianz Parque.