Após a demissão de Pedro Caixinha, o Santos segue em busca de um novo comandante, mas a situação está longe de ser resolvida. Com o time em um momento instável e após a derrota para o São Paulo, o presidente Marcelo Teixeira atualizou a busca por um treinador, e uma opção caseira, com o interino César Sampaio, ainda não está descartada.
Notícias mais lidas:
No entanto, o Peixe tem especulado nomes de fora, e Neymar pode ser a chave para fechar com um grande treinador.
Quem são os cotados para o cargo no Santos?
Apesar das tentativas de resgatar antigos nomes, Fernando Diniz dificilmente voltará ao Santos. O técnico, que divide opiniões entre os torcedores, não tem demonstrado interesse em um retorno, especialmente porque considera o clube “bagunçado” internamente neste momento.
Sendo assim, as possibilidades de trazer Diniz são mínimas. Já o ex-treinador do Corinthians, Ramón Díaz, ganhou força nas últimas horas, mas vale destacar que sua relação com o Santos não é das mais positivas, especialmente depois que seu filho, Emiliano Díaz, classificou o Peixe como “o pior time do Brasil” durante a temporada em que o time foi rebaixado.
O possível trunfo de Neymar para trazer Thiago Motta
Com isso, surge a possibilidade de uma aposta mais ousada: um treinador europeu. O Santos sondou a situação de Thiago Motta, ex-treinador da Juventus e com uma admirável trajetória à frente do Bologna, na Itália.
Embora Thiago Motta tenha sido demitido da Velha Senhora, ele é altamente respeitado e considerado uma opção moderna e com ideias frescas. Isso porque o treinador, de 42 anos, tem uma filosofia de jogo atrativa e é muito bem avaliado pelo scouting santista.
Vale destacar que Neymar pode ser o principal trunfo para convencer Motta a aceitar a proposta. O ex-jogador do Barcelona tem um carinho especial pela base do Santos e está disposto a ouvir o projeto do clube, mesmo tendo sido torcedor do Palmeiras em sua infância.
A possibilidade de trabalhar com Neymar, então, se torna um fator decisivo para motivar Motta a retornar ao Brasil.
A negociação ainda é complicada, mas o Santos segue otimista
Por isso, o Santos precisará apresentar um projeto convincente, e a presença de Neymar, que deve ter um papel fundamental nesse processo, será crucial. Caso o contrato do craque seja renovado, o trabalho conjunto com os jovens da base pode ser um atrativo importante para o técnico.
Cabe ressaltar que Thiago Motta ainda possui propostas de clubes de primeira linha na Europa, e o Santos precisará se destacar nesse cenário.
Dessa maneira, a negociação não será fácil, mas o clube confia na força da sua história e na presença de Neymar para garantir o retorno de um treinador que pode marcar a nova era do Santos.