Rede Globo fecha acordo para transmitir nova competição

Logomarca da Rede Globo (Foto: Reprodução)

A Globo confirmou que irá transmitir 34 partidas do Mundial de Clubes da Fifa em 2025. A decisão foi viabilizada após um pedido direto da Fifa, que intermediou uma autorização especial com a plataforma DAZN, detentora dos direitos de transmissão do torneio. O campeonato será disputado entre os dias 14 de junho e 13 de julho, em um novo formato que amplia a participação de clubes de diversas partes do mundo.

A emissora brasileira, que tradicionalmente transmite os principais eventos do futebol mundial, exibirá todos os jogos envolvendo equipes do país, além da partida inaugural. Aliás, a abertura da competição será entre Al Ahly, do Egito, e o Inter Miami, dos Estados Unidos, equipe que conta com Lionel Messi. O jogo será realizado em solo norte-americano, onde o time da Major League Soccer atuará como anfitrião.

Logomarca da Rede Globo (Foto: Reprodução)

Na TV fechada, o pacote de transmissões também incluirá todos os confrontos dos clubes brasileiros, assim como os duelos dos principais representantes europeus. Serão ao todo doze equipes do continente: Porto, PSG, Atlético de Madrid, Bayern, Benfica, Chelsea, Inter de Milão, Borussia Dortmund, Manchester City, Juventus, Real Madrid e RB Salzburg. As partidas estarão disponíveis tanto na DAZN quanto na CazéTV.

O Flamengo, um dos representantes do Brasil na competição, terá seus três compromissos da fase de grupos transmitidos em TV aberta. A estreia rubro-negra será contra o Espérance, da Tunísia, na segunda-feira (16 de junho), às 22h (horário de Brasília). O segundo confronto será na sexta-feira (20 de junho), contra o Chelsea, às 15h (horário de Brasília). O adversário do terceiro jogo ainda não está definido, uma vez que o León, do México, foi retirado do torneio pela Fifa.

Além do Flamengo, outras três equipes brasileiras terão seus jogos exibidos pela Globo: Palmeiras, Botafogo e Fluminense. Essas equipes estão distribuídas pelos grupos A, B e F, respectivamente. Assim, a emissora garante ampla cobertura da participação nacional no torneio, que será um dos maiores eventos do calendário internacional em 2025.

O acerto entre Globo e Fifa, mediado pela DAZN, marca um movimento inédito na relação entre plataformas de streaming e televisão aberta. Até então, a DAZN vinha negociando exclusivamente com canais por assinatura. Portanto, o novo acordo representa uma mudança significativa no modo como o público brasileiro poderá acompanhar a competição.