Raphinha, do Barcelona, pode ser vendido por mais de 500 milhões

Raphinha faz homenagem às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul ao comemorar gol pelo Barcelona — Foto: Alejandro García/EFE

O Barcelona acertou a renovação de contrato com Raphinha, reforçando seu planejamento para os próximos anos. O novo acordo estabelece uma multa rescisória de 80 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 518 milhões. Assim, o clube catalão busca se proteger do crescente assédio de outras equipes, sobretudo do futebol saudita.

O atacante brasileiro vive seu melhor momento desde que chegou à Espanha. Sob o comando de Hansi Flick, Raphinha consolidou-se como peça fundamental no esquema do Barcelona. “Finalmente encontrei meu melhor futebol aqui”, disse o camisa 11, que tem se destacado com gols e assistências decisivas. Aliás, há movimentações para que ele seja indicado ao prêmio de melhor jogador do mundo em caso de conquista da Champions League.

Raphinha em ação pelo Barcelona (Foto: Reprodução/Barcelona)

O interesse de clubes da Arábia Saudita, principalmente do Al-Hilal, aumentou consideravelmente nas últimas semanas. O Barcelona, contudo, não abriu espaço para negociações, mesmo enfrentando dificuldades financeiras. Conforme relatado pela imprensa espanhola, a diretoria entende que o valor fixado na nova cláusula é apropriado para eventuais tratativas futuras.

Vale lembrar que o Barcelona investiu 58 milhões de euros na contratação de Raphinha junto ao Leeds United, em 2022. Com a multa estipulada atualmente, a equipe teria um lucro de 22 milhões de euros caso o jogador seja negociado. Entretanto, tanto o clube quanto o atleta indicam desejo de manter a parceria, ao menos até o término do contrato vigente, em junho de 2027.

Até o momento, Raphinha participou de 49 partidas nesta temporada, marcando 30 gols e distribuindo 23 assistências, totalizando 53 participações diretas em gols. “Estou muito feliz com a confiança que recebo do clube e da torcida”, afirmou o atacante, que é visto como uma das lideranças técnicas do elenco.

Embora tenha atingido o auge aos 28 anos, idade que pode pesar no mercado de transferências, Raphinha demonstra que sua experiência e regularidade ainda são grandes diferenciais. Assim sendo, o Barcelona aposta na continuidade do jogador como parte fundamental de seus objetivos esportivos para as próximas temporadas.