Fluminense

Botafogo ajudou Cano no Fluminense; entenda

A trajetória do argentino Germán Cano no Fluminense ganhou contornos decisivos a partir de um clássico contra o Botafogo, disputado em um domingo, 27 de março de 2022. Foi naquele confronto válido pela semifinal do Campeonato Carioca que o atacante iniciou a construção de sua idolatria junto aos torcedores tricolores.

Aos 52 minutos do segundo tempo, Cano aproveitou um desvio de Fred e marcou um gol vital, que, apesar da derrota por 2 a 1, garantiu a classificação para a final do Estadual graças à melhor campanha do Flu na Taça Guanabara.

Naquele momento, Cano, recém-chegado ao clube no início de 2022, ainda buscava consolidar seu espaço. Inicialmente, era considerado uma alternativa para Fred, ídolo em reta final de carreira, e começou a temporada no banco de reservas.

Contudo, conforme o desenrolar das competições, conquistou a titularidade e, eventualmente, o coração da torcida. Antes daquela semifinal, o argentino já contabilizava cinco gols — três na pré-Libertadores e dois no Campeonato Carioca —, embora o ambiente estivesse carregado pela eliminação precoce para o Olimpia na competição continental.

Brilho em clássicos

Assim sendo, o clássico contra o Botafogo serviu não apenas para resgatar a confiança da equipe, mas também para catapultar Cano a um novo patamar dentro do clube. Como resultado, ele brilhou novamente na decisão contra o Flamengo, marcando três gols e contribuindo decisivamente para o título estadual.

Os números do argentino impressionam: são 194 partidas, 105 gols e títulos expressivos, como o Campeonato Carioca de 2023, a Conmebol Libertadores de 2023 e a Recopa Sul-Americana de 2024. Aliás, depois de uma temporada menos inspirada, Cano reencontrou sua melhor forma em 2025 e, até o momento, divide a artilharia do futebol brasileiro com Pablo Vegetti, ambos com 14 gols.

Memórias com o Botafogo

Entretanto, nem todas as lembranças com o Botafogo são positivas. Apesar do histórico decisivo na semifinal do Carioca, o Alvinegro é, até hoje, o rival contra quem Cano tem o desempenho mais discreto desde que vestiu a camisa tricolor.

Em jogos contra o Botafogo, o argentino marcou apenas dois gols: o primeiro na já mencionada semifinal de 2022 e o segundo, neste ano, em cobrança de pênalti durante derrota por 2 a 1 no Campeonato Carioca. Importante destacar que Cano ainda não conseguiu balançar as redes contra o rival em partidas válidas pelo Brasileirão.

Conforme os dados atuais, apenas três clubes da Série A seguem sem sofrer gols de Cano no torneio nacional: Mirassol — adversário que o argentino ainda não enfrentou —, Vasco e Botafogo. Portanto, marcar no “Clássico Vovô” deste sábado (26), às 21h, no Estádio Nilton Santos, seria mais do que simbólico.

Retrospecto recente

Principalmente porque o Fluminense amarga um retrospecto negativo recente diante do rival: sete derrotas consecutivas e oito jogos sem vitória. A última vez que o Tricolor superou o Botafogo foi no primeiro turno do Brasileirão de 2022, quando Manoel balançou as redes.

Enquanto isso, Cano continua sendo peça fundamental para o Fluminense, não apenas pelos gols, mas também pelo que representa para o grupo e para os torcedores. “Cada gol que marco pelo clube é especial, mas alguns têm um gosto ainda mais forte, como aquele contra o Botafogo”, declarou o atacante em entrevista recente.

Ana Teixeira

Recent Posts

Time de John Textor renova patrocínio até 2030

O Olympique Lyonnais anunciou oficialmente na sexta-feira (25) a renovação de seu contrato de patrocínio…

1 segundo ago

Cafu é sincero ao falar o que pensa sobre a geração atual do Brasil

Em meio à indefinição no comando técnico da seleção brasileira, o ex-lateral Cafu, campeão mundial…

5 minutos ago

Concorda, torcedor? Jornalista lança palpites da rodada do Brasileirão

A sexta rodada do Campeonato Brasileiro de 2025 promete ser de grandes emoções, especialmente pelos…

3 horas ago

Imprensa da Europa repercute má fase do Cruzeiro

A má fase do Cruzeiro se tornou notícia na Europa. Após a derrota para o…

3 horas ago

A atitude de Pedro Caixinha direcionada ao Santos

Pedro Caixinha prometeu recorrer à Fifa para receber a multa rescisória milionária do Santos. Ele…

3 horas ago

A declaração de Galvão Bueno direcionada a Seleção Brasileira

Galvão Bueno não poupou críticas à Seleção Brasileira. O consagrado narrador reclamou das equipes em…

3 horas ago