O Botafogo terá uma importante novidade para o clássico diante do Fluminense neste sábado (26), às 21h, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Jair, que desfalcou a equipe no último compromisso pela Libertadores, contra o Estudiantes, está recuperado de dores no tornozelo direito e é esperado entre os titulares.
Notícias mais lidas:
A ausência de Jair na partida anterior ocorreu devido a um desconforto, mas o defensor não sofreu lesão. “Ele se recuperou bem e está à disposição”, afirmou o clube, ainda que a confirmação oficial da escalação deva ocorrer apenas horas antes do confronto no Nilton Santos, prática comum no planejamento comandado pelo técnico Renato Paiva.
Enquanto o retorno de Jair é comemorado, o meia Santi Rodríguez continua fora dos relacionados. O jogador sofreu um trauma na perna esquerda na derrota para o Bragantino e ainda não tem previsão de volta.
Provável escalação
A provável escalação do Botafogo para o duelo inclui John; Vitinho (ou Mateo Ponte), Jair, Barboza e Alex Telles (ou Cuiabano); Gregore e Marlon Freitas; Artur, Savarino e Matheus Martins (ou Patrick de Paula); Igor Jesus.
Retrospecto contra o Fluminense
O Alvinegro tenta manter a escrita positiva contra o rival. Afinal, o Botafogo vem de sete vitórias consecutivas sobre o Fluminense, sequência que teve início em 2022 sob o comando de Luís Castro, e foi mantida por técnicos como Lúcio Flávio, Fábio Matias, Artur Jorge e Carlos Leiria. Renato Paiva, que atualmente lidera a equipe, pode se tornar o sexto treinador a contribuir para essa série de triunfos.
No entanto, a fase recente do Botafogo não é das melhores. Em 2025, o clube acumula quatro jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro e soma apenas cinco pontos, ocupando a 15ª colocação na tabela. A única vitória na competição foi contra o Juventude, na segunda rodada.