Quando Lemos volta ao Vasco?

maurício lemos pelo vasco (foto: reprodução/vasco)

O Vasco segue com dificuldades para contar com o zagueiro Maurício Lemos no seu elenco principal. Atualmente, o defensor uruguaio enfrenta o processo de recuperação de uma fratura no 12º arco costal, uma lesão que demanda cuidados específicos e que, até o momento, ainda o mantém fora de combate.

A contusão ocorreu em 8 de abril, durante a vitória contra o Puerto Cabello, pela Copa Sul-Americana. Desde então, o jogador tem seguido um rigoroso protocolo de recuperação. Como a região lesionada não pode ser imobilizada, o tratamento consiste precipuamente na administração de medicamentos analgésicos, fisioterapia para estimular a consolidação óssea e sessões terapêuticas para controle da dor.

Aliás, Lemos também realiza exercícios de expansão torácica, a fim de dessensibilizar a área afetada e, ao mesmo tempo, manter o condicionamento físico e a força muscular. Sob os cuidados do Departamento de Saúde e Performance (DESP), comandado pelo médico Gustavo Caldeira, o zagueiro permanece realizando atividades internas na academia do clube, sem previsão para retomar os treinamentos em campo​​.

Situação atual e a ausência nos próximos jogos

Até a sexta-feira (25), Maurício Lemos ainda não havia sido liberado para treinar com o restante do elenco. A liberação do jogador, de acordo com o Cruz-Maltino, ocorrerá somente quando ele estiver confortável em relação às dores.

Assim sendo, Lemos já está confirmado como desfalque para o jogo contra o Cruzeiro, que ocorrerá neste domingo (27), às 18h30, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Será a quarta partida consecutiva em que o zagueiro não poderá atuar​​.

Impacto no elenco e alternativas para Carille

Apesar da ausência do uruguaio, o sistema defensivo do Vasco demonstrou eficiência recente. Sobretudo com Lucas Freitas substituindo Lemos, a equipe conseguiu não sofrer gols em confrontos importantes contra Flamengo e Lanús.

Contudo, a ausência prolongada de Lemos aumenta a necessidade do clube reforçar seu setor defensivo. De acordo com informações, o Vasco avalia a contratação de um novo zagueiro para o segundo semestre. Entre os nomes especulados, Balbuena foi anteriormente sondado e poderá voltar ao radar vascaíno​.

Enquanto isso, Fábio Carille deve escalar força máxima para encarar o Cruzeiro, repetindo a base titular dos últimos compromissos. A formação prevista é: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas, Lucas Piton; Hugo Moura, Jair, Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Rayan e Pablo Vegetti​.

Histórico do departamento médico

Vale destacar que o Vasco adota uma abordagem cautelosa em relação ao retorno dos seus atletas lesionados. Em 2023, o clube se destacou como uma das equipes da Série A com o menor número de baixas médicas, o que reforça a filosofia do DESP em priorizar a recuperação plena dos jogadores.

Conforme o exemplo de Pablo Vegetti, que também sofreu uma lesão semelhante na costela no início do ano passado, o clube evitou acelerar processos de recuperação, preferindo resguardar a saúde dos atletas. Ainda que haja pressão natural para fortalecer o elenco, o Vasco atua com prudência, priorizando o planejamento a longo prazo​.