O São Paulo intensificou seu planejamento de internacionalização ao enviar dois talentos revelados pelas categorias de base para um intercâmbio na Alemanha. O lateral-esquerdo Nicolas Bosshardt e o volante Samuel Jonathan, ambos de 18 anos, desembarcaram em Stuttgart logo após a equipe sub-19 conquistar o vice-campeonato no tradicional Dallas Cup. O período de intercâmbio está previsto até o dia 18 de maio.
Notícias mais lidas:
A iniciativa decorre da parceria firmada anteriormente entre o São Paulo e o Stuttgart, cujo objetivo é precipuamente promover a troca de conhecimentos e proporcionar novas experiências aos jovens atletas. Assim sendo, além do envio de jogadores, o acordo contempla visitas às instalações dos clubes, intercâmbio de profissionais para treinamentos e a realização de amistosos no Brasil e na Alemanha.
Aliás, Nicolas Bosshardt chega ao Stuttgart em um excelente momento na carreira. O jovem vive seu primeiro ano no sub-20 e, durante a campanha no Dallas Cup, contribuiu diretamente com dois gols e três assistências. No ano anterior, pela categoria sub-17, acumulou sete gols e sete assistências em 38 partidas. A evolução de Nicolas, inclusive, despertou o interesse do Barcelona, que monitora de perto seu desempenho.
“Estou muito feliz com a oportunidade. Ter sido um dos atletas escolhidos pelo Stuttgart é uma honra muito grande. A experiência tem sido muito boa, clima positivo e aos poucos vou me adaptando para aproveitar ao máximo cada momento. Tenho muitas coisas para absorver e evoluir para quando voltar ao Brasil, continuar ajudando o São Paulo”, declarou o lateral, cujo contrato com o clube paulista é válido até agosto de 2026.
Samuel Jonathan
Enquanto isso, Samuel Jonathan também demonstra entusiasmo com a experiência internacional. Presente no São Paulo desde os 14 anos, o volante já teve um primeiro contato com o futebol alemão em janeiro, quando participou de um torneio de Fut-7 e de um amistoso contra o Stuttgart.
“Em janeiro, tive a oportunidade de vir a Stuttgart para jogar um campeonato de Fut-7. Disputamos também um jogo amistoso contra o time da cidade, e nesse jogo tive uma boa atuação. Estou muito animado com essa nova experiência. Tenho certeza que esse intercâmbio será muito bom, tanto pelo lado pessoal como pelo lado profissional. Creio que poderei evoluir bastante”, afirmou o atleta, cujo vínculo se estende até o final de 2026.
Stuttgart enviará atletas ao Brasil
É importante destacar que a troca de experiências não se limitará aos jovens brasileiros. Conforme o planejamento estabelecido, o Stuttgart enviará em julho ao Brasil duas equipes, uma sub-20 e outra sub-17, que treinarão no Centro de Formação de Atletas (CFA) de Cotia. O São Paulo, com o intuito de potencializar essa convivência, planeja organizar um torneio no local, reunindo também outras equipes brasileiras.