A declaração de Mano Menezes, do Grêmio, envolvendo o Fluminense

Mano Menezes pelo Grêmio (FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)

Mano Menezes comenta episódios anteriores e foca em desempenho no Grêmio

Durante sua apresentação oficial como novo técnico do Grêmio, a imprensa questionou Mano Menezes sobre incidentes passados envolvendo os jogadores Marcelo e Thiago Silva, ocorridos quando ele comandava o Fluminense. O profissional abordou os episódios passados logo após recordarem as situações a ele.

Mano Menezes comentou que tais acontecimentos integram a dinâmica do futebol. O treinador explicou que a grande tensão à beira do campo, às vezes, leva a exceder os limites. Contudo, ele ressaltou nunca ter encontrado dificuldade em estabelecer relações com seus atletas.

Ele afirmou não ter enfrentado problemas sérios em seus trabalhos mais recentes. Mano Menezes salientou, em seguida, que pretende manter um bom relacionamento neste novo desafio na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

No entanto, o técnico alertou para a importância de avaliarem seu desempenho principal frente à equipe. Ele sempre considera que as “confusões” não representam o fator mais relevante para analisar um trabalho técnico.

Mano Menezes enfatizou que o mais importante reside no que a equipe produz em campo. Ele garantiu que esta mesma premissa orientará seu trabalho no Grêmio.

”Sempre penso que isso (confusões) não é o mais importante para uma avaliação que se faz de um trabalho. O importante é o que a equipe faz dentro do campo. E assim vai ser aqui também’’, destacou.

Mano Menezes no Fluminense

Em novembro de 2024, Mano Menezes treinava o Fluminense em uma partida do Brasileirão curiosamente contra o Grêmio. No segundo tempo do confronto, disputado no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, o comandante chamou o lateral-esquerdo Marcelo para entrar em campo.

Entretanto, o técnico não gostou de uma fala do jogador e, por isso, decidiu recolocá-o no banco de reservas. Marcelo deixou o Fluminense depois deste episódio específico.

Em entrevista coletiva concedida após aquele jogo, Mano Menezes explicou a situação ocorrida com o atleta. Na ocasião, ele declarou: “Iria colocar o Marcelo, mas ouvi uma coisa que não gostei e mudei de ideia’’.

Já no início de abril de 2025, o Fluminense sofreu uma derrota para o Fortaleza na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro. Naquele jogo, Mano Menezes, que a diretoria acabou demitindo após a partida, discutiu com o zagueiro Thiago Silva.

Posteriormente, o próprio zagueiro revelou publicamente não ter tido problema algum com o então comandante técnico.