Escudo do Grêmio (Foto: Reprodução/Grêmio)
O empate entre Grêmio e Vitória neste domingo (27), no Barradão, deixou um gosto amargo para o torcedor gremista. Apesar de abrir o placar ainda no primeiro tempo, o Tricolor Gaúcho viu o adversário igualar o marcador em uma falha que o próprio Tiago Volpi fez questão de admitir.
Vale destacar que goleiro explicou os motivos do erro, mostrando responsabilidade e transparência ao comentar o lance.
“Eu me exponho, eu saio bastante. Desde a minha chegada uma das coisas que mais tem é saída de gol. Eu acabei perdendo um pouco a bola no refletor na hora do cruzamento. Acabei aí perdendo o tempo dela. É ajustar”, explicou Tiago Volpi após a partida.
O Grêmio abriu vantagem com Jemerson aos 19 minutos do primeiro tempo, mas enfrentou dificuldades para manter o domínio ofensivo. No segundo tempo, aos 20 minutos, Carlinhos aproveitou o erro de Volpi e marcou de cabeça para o Vitória, empatando o duelo. Por isso, a falha do goleiro ganhou destaque nas análises pós-jogo.
Sendo assim, mesmo assumindo a responsabilidade pelo gol sofrido, Volpi fez questão de destacar a atuação geral da defesa gremista, apontando que o sistema defensivo agiu corretamente.
“É difícil dizer que os jogadores erraram na bola parada. Foi um lance mais individual meu que da defesa. Estava todo mundo encaixado e é normal quando o goleiro sai que a zaga faça uma proteção. Penso que por isso o Marlon não competiu. Ele me viu saindo na bola e deu aquela segurada para eu poder tirar. Todas as outras bolas aéreas hoje o time competiu bem”, acrescentou.
Vale destacar que a jogada do empate revelou um aspecto tático importante, a organização da linha defensiva foi adequada, mas a decisão individual no momento crítico fez a diferença. Isso porque, em jogadas de bola aérea, a comunicação entre zagueiros e goleiro precisa ser perfeita.
Dessa maneira, erros de cálculo, como o relatado por Volpi, tornam o sistema vulnerável, mesmo quando o posicionamento coletivo é correto. Portanto, é essencial que, após este episódio, haja um ajuste fino na coordenação das saídas do goleiro em bolas especialmente em jogos fora de casa, onde fatores como iluminação e gramado podem influenciar diretamente. Desse jeito, o Grêmio poderá evitar novos tropeços em partidas que estão sob seu controle.
Após o empate em 1 a 1 com o Vitória, no domingo (27), Mano Menezes…
O Maracanã foi palco, no domingo (27), de uma atuação emblemática do Flamengo, que não…
O Bahia conquistou uma vitória importante diante do Palmeiras, vencendo por 1 a 0 no…
O Monumental de Nuñez viveu uma tarde histórica no domingo (27), durante o Superclássico entre…
A vitória do Cruzeiro por 1 a 0 diante do Vasco, no domingo (27), pela…
Em uma tarde de frustração no Allianz Parque, o Palmeiras viu escapar a liderança do…