Definido! Pedrinho dá detalhes sobre o novo técnico do Vasco

Pedrinho, presidente do Vasco (Foto: Reprodução/Vasco TV)

O Vasco da Gama confirmou a demissão de Fábio Carille após a derrota para o Cruzeiro, pelo placar mínimo, no último domingo (27). A decisão, anunciada pelo presidente Pedrinho em entrevista coletiva no Estádio Parque do Sabiá, marcou o início da busca cruz-maltina por um novo comandante – com um perfil de treinador já previamente definido.

De acordo com as diretrizes traçadas internamente, o novo técnico deverá, primordialmente, priorizar a posse de bola, além de apresentar uma saída de jogo qualificada. A expectativa é que a equipe adote uma postura equilibrada em campo, demonstrando forte capacidade de marcação e pressão constante sobre os adversários.

“A minha intenção particularmente é sempre ter o controle do jogo, ter a sensação de que estamos mais próximos de fazer o gol do que de sofrer”, declarou Pedrinho, salientando a filosofia desejada para o futuro do time.

Entretanto, o presidente ponderou que não há muitas opções disponíveis capazes de atender exatamente a essas exigências. “Uma coisa é o que eu acredito e outra é o que temos no mercado. É uma luta constante”, afirmou. Conforme o mandatário, muitos técnicos, embora idealizem um futebol mais ofensivo, acabam por optar por estratégias mais cautelosas em função das circunstâncias e pressões externas.

Como fica o Vasco?

Enquanto a nova liderança técnica não é definida, Felipe Loureiro, o Felipe Maestro, assumirá o time de maneira interina. Esta não será a primeira vez que o ex-jogador ocupará tal função, já que, em 2024, também dirigiu a equipe após a saída de Rafael Paiva, obtendo duas vitórias e um empate.

A escolha de Felipe foi detalhada por Pedrinho: “Falei para ele: ‘olha, demiti Carille, quero saber se você pode assumir. Se não puder, vou colocar outro membro da comissão técnica’. Ele prontamente aceitou”, contou.

Diniz recebe aprovação?

Entre os nomes que agradam à diretoria, Fernando Diniz desponta como favorito. Revelado como admirador confesso do trabalho do treinador, Pedrinho já havia, anteriormente, demonstrado entusiasmo ao invadir a sala de imprensa do Maracanã para elogiar Diniz em 2023.

Felipe Loureiro compartilha da mesma opinião e destaca a capacidade do técnico de extrair o máximo de seus jogadores, como exemplificado no trabalho com o goleiro Fábio no Fluminense. “Futebol requer muita personalidade e ousadia”, comentou o Maestro.

O cenário atual do Vasco exige decisões estratégicas, pois, conforme expôs Pedrinho, a escassez de perfis adequados no mercado intensifica a responsabilidade da escolha. “Existe uma cobrança muito forte de todos os lados”, relatou o presidente, ao evidenciar que a busca não se limita apenas ao talento tático, mas também ao alinhamento de filosofia e personalidade desejados para o clube.

Outros nomes

Além do ex-comandante da Seleção Brasileira e do Fluminense, os dirigentes também consideram Luís Castro e a dupla Ramon e Emiliano Díaz como opções interessantes. Todavia, nomes como Jorge Sampaoli, Jorginho, Pedro Caixinha e Thiago Carpini foram descartados das listas de possíveis candidatos.