Renato Paiva pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Embalado pela vitória sobre o Fluminense no Campeonato Brasileiro, o Botafogo vira a chave para enfrentar o Capital-DF nesta quarta-feira (30), às 19h, no estádio Nilton Santos, pela terceira fase da Copa do Brasil. Esta competição, aliás, representa o único grande troféu nacional que ainda falta na galeria do clube carioca. Em sua melhor campanha, o Alvinegro chegou à decisão em 1999, quando ficou com o vice-campeonato após ser superado pelo Juventude.
O retrospecto mais recente da equipe na Copa do Brasil evidencia um tabu incômodo nas oitavas de final, fase para a qual o time pode avançar caso supere o Capital. Caso haja necessidade, o duelo de volta acontecerá no estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 22 de maio.
Entre as últimas cinco participações, quatro terminaram justamente nas oitavas. Em 2020, o clube foi eliminado pelo Cuiabá, enquanto, em 2021, caiu ainda mais cedo, na segunda fase, diante do ABC, resultado que destoou negativamente de sua trajetória habitual no torneio.
Posteriormente, a equipe voltou a ser eliminada nas oitavas nas três temporadas seguintes. Em 2022, a queda foi diante do América-MG; em 2023, frente ao Athletico-PR; e, em 2024, contra o Bahia. Primordialmente, esses resultados reforçam o desafio que o Botafogo terá pela frente na busca por uma campanha mais sólida nesta edição.
Olhando para um recorte maior, nas últimas dez edições da Copa do Brasil, o Botafogo sofreu outras eliminações nas oitavas de final, como em 2016, quando foi superado pelo Cruzeiro. A melhor performance recente remonta a 2017, quando o clube avançou até a semifinal. Naquela ocasião, contudo, acabou eliminado pelo Flamengo, que seria vice-campeão ao perder para o Cruzeiro.
A trajetória alvinegra no torneio em 1999 ainda é considerada histórica. O time passou por Paysandu, Criciúma, São Paulo, Athletico-PR e Palmeiras até alcançar a final. No confronto decisivo, perdeu para o Juventude: derrota por 2 a 1 no jogo de ida e empate sem gols na volta, frustrando o sonho do título inédito.
O elenco alvinegro trabalha para reforçar seu grupo, mas enfrenta desfalques importantes. Santi Rodríguez, Nathan Fernandes e Marçal não estarão disponíveis para a partida contra o Capital-DF. Segundo o departamento médico, o uruguaio Santi, que se recupera de uma lesão sofrida há duas semanas, possui o caso mais delicado. A expectativa é que o trio esteja apto para partida contra o Internacional, no dia 11 de maio, pelo Campeonato Brasileiro.
A série recente de campanhas do Botafogo na Copa do Brasil ilustra as dificuldades enfrentadas: oitavas de final em 2024, 2023, 2022 e 2020; segunda fase em 2021; terceira fase em 2019; eliminação precoce na primeira fase em 2018; semifinal em 2017; oitavas em 2016; e terceira fase em 2015. Enfim, apesar de alguns avanços pontuais, o desempenho geral demonstra a complexidade que a competição tem representado para o clube.
O atacante Lucas Ferreira, uma das promessas do São Paulo, esteve recentemente no centro de…
Times se enfrentam nesta terça O Fortaleza visita o Retrô nesta terça-feira (29) na Arena…
Times duela nesta terça-feira O Fluminense recebe a Aparecidense no Estádio do Maracanã nesta terça-feira…
Treinador falou sobre os gols sofridos pela equipe No último sábado (26), Ceará e São…
A renovação contratual de Abel Ferreira com o Palmeiras continua em pauta no clube. Embora…
A turbulência no Parque São Jorge parece longe de um fim sereno. Para o jornalista…